domingo, 9 de março de 2014

Pilates

Durante minha ausência uma das coisas que fiz foi aumentar o número de aulas de Pilates. Eu estava desde o começo do ano passado fazendo uma vez na semana. Eu adoro as aulas, sem contar que professora é uma simpatia. Muita gente pensa que Pilates é moleza. Que Pilates não faz você transpirar. Que Pilates está mais pra seções de fisioterapia do que atividade física. Bom, cada um tem o direito de pensar como quiser, vou falar da minha experiência. Fiquei de fevereiro até novembro fazendo uma vez por semana. Depois passei a fazer duas vezes na semana e o marido aderiu às aulas também.
Abaixo responderei algumas perguntas que podem ser úteis para quem pensa em aderir à prática.

Você emagreceu fazendo pilates? 
Não, não emagreci fazendo Pilates pois o foco dos exercícios são mais para fortalecimento muscular do que para emagrecimento. Claro que por estar em movimento acabo perdendo algumas gramas mas é imperceptível. Talvez para alunas mais avançadas, que consigam executar posições que exijam mais do corpo a perda de peso seja mais significativa. Mas no meu caso, que sou considerada iniciante não.

O que é Pilates?
Pilates nada mais é do que métodos de alongamento e de exercícios físicos que utilizam o próprio peso corporal para a sua execução, tendo como finalidade a reeducação dos movimentos.

Pra que serve?
Além de ser um exercício muito indicado para a correção postural e reabilitação de patologias, principalmente as de articulações, o Pilates trabalha o corpo como um todo, atuando fortemente na percepção corporal e no equilíbrio.  Os exercícios têm como foco os centros de força do organismo, ou seja, regiões formadas pela musculatura do abdômen, os glúteos, o assoalho pélvico e também a musculatura lombar.

Você percebeu alguma diferença em seu corpo depois que aderiu à prática?
Sim, sinto meu abdômen fortalecido, isso permite que eu realize exercícios que antes eu não conseguia nem começar. Visualmente sinto que minha panturrilha, ombros e abdômen deram uma definida.

Quais são os aparelhos utilizados no Pilates?
Depende, se estivermos falando do Mat Pilates, modalidade em que os exercícios são executados no solo usamos materiais como rolos, bolas halteres, faixas elásticas, bosu e magic circles.
Fonte: sitedebelezaemoda.com.br

Em outra modalidade conhecida como Studio Pilates, os exercícios são realizados com ajuda de aparelhos, especialmente feitos para este fim. São eles: Cadillac, Reformer, Chair, Ladder Barrel (comprei esse com a intenção de fazer alguns exercícios em casa mas confesso que uso bem pouco), Small Barrel entre outros.
Fonte: sitedebelezaemoda.com.br

Pilates Clínico – Desde que os seguidores de Joseph Pilates se propuseram a difundir seu trabalho, muitos estudiosos e curiosos se preocuparam em comprovar os benefícios desta prática. Foi quando, através da observação sistemática da biomecânica dos movimentos sugeridos pela técnica, observou-se a necessidade de adaptar alguns deles a fim de torná-los mais fisiológicos, permitindo assim sua aplicabilidade no tratamento e na estabilização da coluna vertebral.
Fonte: www.versanfisio.com

Esse é o meu, essa foto é do ano passado depois coloco outra desse quarto que está bem diferente, só pra vocês terem uma ideia essa cama não existe mais, no lugar dela tem um guarda-roupa, esse quarto não está vazio como aparece nessa foto, na verdade tem muita coisa.

Pra quem tiver interesse em comprar os aparelhos o valor é salgado, o Cadillac e o reformer são os mais caros e saem mais de três mil reais cada. Essa bola que está aparecendo na foto eu comprei num conjunto para yoga que o Big vende. Dá pra fazer muitos exercícios com essa bola. Seguem alguns para vocês se inspirarem.
Fonte:estilofitness.com

Bom é isso, qualquer dúvida é só perguntar.
Beijos



Nenhum comentário:

Postar um comentário